quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

VALER A PENA


       A vida é incerteza!
      Transforma-se, altera-se de um momento para o outro, muitas das vezes quando nada o prevê.
      Há uma diferença abismal entre viver a vida e deixar que a vida passe por nós. Quando vivemos a vida, quando estamos “mais felizes”, quando a vivemos com “gosto”, existe uma paz interior,  uma tranquilidade, uma calma de “espírito” que só a compreende bem, quem a “vive”.
É preciso coragem, muita coragem, para lutarmos pela nossa felicidade; o mais fácil é deixar que “ela” passe por nós.
      Por mais que se tente que num “processo de mudança” em busca dessa dita felicidade, quem nos está próximo não sofra, infelizmente tal não é possível!
Infelizmente, sofrimento é quase um pressuposto, uma “condição” para a “mudança”! Por mais que se dê tempo, por mais que se explique, por mais que se apele á verdade e ao nosso “direito à felicidade”, o “outro” se recusa-se a ouvir, a aceitar.
      Entendo perfeitamente a maioria das pessoas!
      O sofrimento que provocamos em nós e nos outros leva-nos a hesitar!
      Sou daqueles que tem como principio tentar perceber o”outro” colocando-me no seu “lugar”, tentando “compreender”o porquê das suas acções, das suas atitudes.
Na larga maioria das vezes, as pessoas nas suas vidas fazem as escolhas mais fáceis, mais cómodas, as que provocam menos conflitos. A mudança, qualquer que seja, “ dá trabalho” e provoca muitos problemas a nós e aos que “amamos”.
Muitas das vezes utilizam-se estratagemas que não levam a nada!
      Tentam, na maioria das vezes sabendo á partida que não vão ter sucesso, que com o nascimento de mais um filho, com a marcação de um fim de semana num local paradisíaco, com a compra de uns bens materiais, vivendo a “vida dos outros”, criando “dependências”, desistindo de si próprios, tentam, que a “coisa” vá ao sitio. Pura mentira!
      O sentimento interior está lá, a frustração está lá, o desejo está lá, e “aquela nuvem”, aquela frustração fica! E mais tarde ou mais cedo, ou não, percebe-se que foi mais tempo desnecessário de sofrimento e um adiar a resolução do problema.
      O ser humano é pródigo em “adaptar-se” e “transformar-se” naquilo que “dá jeito”, no entanto, tal como diz o ditado, as coisas duram algum tempo mas não duram sempre!
      E então, lá temos a “falsa felicidade” para os outros, a tal falta de “paz interior”, que pode levar, desde o surgimento de úlceras no estômago aos fins mais dramáticos.
      Dois factores fazem a diferença nestas questões; a capacidade interior de cada um de nós e a “importância” para a nossa vida do objectivo que pretendemos atingir. Reconheço, que mesmo tendo alguma capacidade interior, nos momentos mais difíceis da minha vida foram os objectivos das “lutas” que me propus o grande motor para tentar atingi-los.
      Tem valido o esforço! Nem que seja pelo facto de não “passarmos” o resto da vida a pensar que “podíamos” ter tentado. E esse, esse sim, é o pior sentimento que podemos ter; se tivesse tentado podia ser “mais feliz”.
Viver a vida com o sentimento que “podia” e viver a vida com o sentimento foi a minha “escolha" é a diferença na maior parte das vezes, entre as “úlceras” e os “xanax”; e sabe tão bem aquela paz interior, aquela “felicidade”, aquela paz interior. Não há felicidades plenas, existem sim, pessoas mais ou menos felizes, com a vida, consigo próprios!
Aos que hesitam uma reflexão:
      O muito sofrimento que se “vive” e que se passa quando encetamos tais lutas, como em tudo na vida, tem um ontem, um hoje e um amanhã; e mesmo quando um hoje seja muito mau provavelmente existiu um ontem que foi pior! Por isso, temos obrigação nós próprios de acreditar, que de certeza haverá um amanhã que decerto será melhor…tenhamos nós vontade, objectivo, força interior, de encetar essa luta.


     Tenho a certeza que vale a pena.






2 comentários:

  1. A vida é uma verdadeira montanha russa...cheia de altos e baixos!
    Quando "nós" estamos bem, depressa acontece alguma coisa que estraga a felicidade do momento.
    "Lutamos" tanto por um "sonho" e quando "este" se torna realidade, de um momento para o outro, ás vezes em questão de horas ou dias se destrói tudo o que demorou anos a ser construído!
    Trabalho em vão; horas de sono perdidas; lágrimas que caem porque ninguém têm respostas para o sucedido. Enfim..."lutar" para quê?
    Pergunto eu ainda e continuo sem respostas!
    Vivemos tão obcecados com o dia de "amanhã" e pensativos em relação ao dia de "ontem" e tudo o que está a acontecer no momento nos passa ao lado!
    Tão ingénuos que "nós" somos...o "presente" é sem dúvida o mais importante, porque depressa o "hoje" passa a "ontem" e o "amanhã" já espreita e "nós" sem darmos por isso. O tempo vai passando...vai passando por "nós" e não "nós" por "ele"!
    A vida têm passado por mim...culpa minha???
    Talvez...mas ainda não descobri a fórmula milagrosa para alterar isso.
    Fácil mudar? Não!
    Não existe a tal coragem para mudar a "estúpida" rotina à qual estamos destinados!
    Felicidade? Onde está "ela"? Como posso encontrar "algo" que não sei onde procurar?
    Serei eu exigente demais?
    Talvez eu seja feliz com pouco e viva preocupada em ser feliz com muito (que não tenho e que provavelmente "nunca" irei ter).

    ResponderEliminar
  2. Verdade!!! A "nossa" felicidade, pode e é na maioria das vezes o sofrimento de muitos, principalmente daqueles que são mais próximos de "nós"! Aqueles que mais amamos são sempre os mais afectados pelas nossas decisões!
    Decisões essas que podem mudar a "nossa" vida e a "deles"!
    Mas será que os "outros" merecem assim tanto a "nossa" preocupação?
    Começo a ter as minhas dúvidas!
    Tirando alguns casos excepcionais, tudo o resto provavelmente "nunca" irão agradecer o que "fazemos" ou "abdicámos" por "eles".
    As pessoas rapidamente se esquecem do bem que "fazemos" e por vezes (já para não dizer sempre) se esquecem de agradecer "tudo" o que "fazemos".
    Um simples "obrigado" mudaria muita coisa.
    Um gesto simples que faria toda a diferença!
    Infelizmente isso não acontece!
    Pretenso ao grupo de pessoas que considero "covardes" demais e que escolheram o caminho mais fácil (por um lado), porque dava jeito a "mim" e aos "outros"...sempre os "outros" e "nós" nada!
    Na maior parte do tempo "somos" "marionetas" dos "outros"!
    Tudo o que "fazemos" é em pensamento nos "outros" e porque criamos uma imagem da "nossa" pessoa e com medo de desiludirmos os que mais amamos, continuamos sempre na mesma!
    Ao longo destes anos sempre pensei que o defeito estava no físico, na imagem, o espelho era a resposta que eu procurava! Fruto da idade ou não...sempre achei que não era bonito(a) e com um corte de cabelo novo ou uma roupa nova mudaria o sentimento de horror que tinha quando olhava para "mim"!
    Afinal estava enganada...o problema não está no exterior, está no interior!
    Ainda hoje, mesmo rodeada de amigos e familiares, sinto que estou sozinha...que ninguém gosta de mim e tudo o que fazem quando estão comigo é por pena!
    Não sei se estou a dizer o maior disparate do Mundo, mas é o que sinto muitas e muitas vezes!
    Não é que eu tenha dificuldade em me relacionar com as pessoas, muito pelo contrário, mas não adianta...o problema está cá dentro e há muito que se instalou (veio e ficou)!
    SE UM BOM PAR DE ESTALOS RESOLVESSE O MEU PROBLEMA, EU PAGAVA A QUEM ME OS DESSE!
    Ninguém imagina o sofrimento!
    Os meus amigos consideram-me uma pessoa com "espírito de sacrifício"...eu não penso o mesmo e acho que não sou tão forte como aparento!
    Desanimo com muita facilidade e depressa desisto dos "objectivos" e até das pessoas que mais gosto!
    Neste momento ando à deriva...ainda procuro um "sonho" pelo qual valha a pena "lutar"!
    É triste "nos" perguntarem quais são os teus sonhos???
    E "tu" fazes silêncio, porque de repente já nem te lembras...isso era quando eu era criança (tinha e muitos)! MENTIRA!!! Claro que não se esquecem...simplesmente não respondi, porque a dura realidade da vida me mostrou que o que eu mais queria "nunca" passará "disso"... de puros "SONHOS"!!!

    ResponderEliminar